1990-Actualmente

26 Outubro 2017

O Pavilhão Salesiano já não oferecia condições de segurança, após cerca de 34 anos de uso e estando em estado de as obras já não serem suficientes o Pe Rocha toma a decisão de se construir um novo.

Em 7 e 8 de Novembro de 1997 foi inaugurado o novo Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Salesiana do Estoril, sendo organizado um Torneio para comemorar.

Na época 2000/2001 o escalão de Infantis conquista o título de campeão Distrital, em 2003 os Juniores conquistam também o título de Campeões Distritais.

Na época 2006/2007 os Juniores são campeões Distritais e conquistam a taça APL, sendo que nesta época a AJS já não tinha o escalão de Seniores, devido ás alterações nas regras de inscrição de jogadores e ao decrescente investimentos das entidades oficiais e particulares na modalidade de hóquei em patins.

Os escalões de formação continuam a alegrar os olhos já cansados com o peso da idade ao Pe Miguel, com algumas vitórias. Tomando consciência da sua falta de saúde e vitalidade fruto dos seus oitenta e muitos anos promove uma mudança na Juventude Salesiana e um rejuvenescimento da Direcção e com o regresso do Sr. Fernando Vieira Luis para coordenação do projecto “O modelo do Atleta Salesiano”, ex-atleta e antigo treinador com provas dadas no hóquei em patins.

Sempre com uma visão de futuro, Pe Miguel vira assim mais uma nova página no clube, rapidamente começam a crescer os escalões de formação, voltando a Juventude Salesiana a ter um batimento de coração com ritmo.

Nesta altura, a Congregação Salesiana através do Director da Escola Salesiana Sr. Pe Joaquim Taveira da Fonseca ao ver um “filho” doente a tentar encontrar o caminho da luz, dá a mão amiga e começa a encaminhar a Juventude Salesiana na direcção certa, aprovando os novos modelos técnicos, administrativos e directivos, permitindo ao clube evoluir e passar a ter de novo o escalão de Seniores. O Pe Taveira na altura manifestou a sua posição com as seguintes palavras, ” A AJS vai para onde todos nós queremos que ela vá. Sendo um Projecto Salesiano, que esta Escola acarinha, continuará a ser levado por diante, se aqueles que nele actualmente trabalham assim o quiserem. Como é um Projecto em favor dos jovens, acredito que vai ter um grande futuro. Morrerá no dia em que se transformar num Projecto pessoal de quem quer que seja.”

O Pe Miguel já não assistiu à nova era da Juventude Salesiana, Deus chamou-o para ocupar o seu canto no céu no dia 7 de Maio de 2010, mas a alma, o querer, a força interior e o que sempre foram os principios e os ideais com que orientou a AJS, estarão presentes e serão sempre a base de qualquer acção, projecto ou objectivo dentro do clube.

Ao longo destes anos foram muitas as vitórias desportivas, tantas que se lhes perdeu a conta. Mas isso importa pouco. Importa que quando os jovens Salesianos praticam um desporto não o fazem com a obsessão da Vitória. Fazem-no pelo prazer de dar o seu melhor, e de conviver com outros jovens de outras cidades ou países, num espirito de alegre camaradagem e amizade cristã, como ensinou D. Bosco.